css templates

EFICIÊNCIA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO: VERA CRUZ CRESCE 270% NO ÍNDICE BIOECONÔMICO (MGTe) 

DENTRO DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA ANCP

Mobirise

Progresso genético Vera Cruz garante novilhas precoces com bezerros pesados, tourinhos produzindo sêmen aos 12 meses, alto desempenho e velocidade de crescimento, com biotipo funcional e carcaça frigorífica. É o certificado de que o progresso genético está sendo direcionado ao gado lucrativo.

Mobirise

Dr. Cláudio Ulhôa Magnabosco | Zootecnista, Doutor e Pesquisador A da Embrapa Cerrados

Ludmilla Costa Brunes | Zootecnista, Doutoranda Embrapa/ UFG/Capes


Atuando na criação de gado Nelore há mais de 25 anos, o Nelore Vera Cruz vem produzindo animais com genética de ponta que atendem um mercado de corte e os diversos objetivos econômicos de seus clientes. Desta forma, o Nelore Vera Cruz formulou um programa de seleção genética objetivo e consistente. Cientes de que os melhores animais devem ser multiplicados, buscamos tecnologias de ponta para avaliação do rebanho. Com a precisão dos dados coletados, a avaliação intrarrebanho completa, o total conhecimento do pedigree e as biotecnologias reprodutivas, atualmente 100% das bezerras Vera Cruz são genotipadas. Essas ações garantem a alta acurácia e a intensidade de seleção dentro do rebanho, além do aumento da precisão das informações mesmo para características de difícil ou tardia mensuração, como precocidade sexual e stayability. Com base nas informações coletadas, foi formulado um índice de seleção ponderado que engloba características de produção, reprodução e carcaça que permite a identificação e seleção dos animais mais harmônicos e rentáveis, a fim de atender metas econômicas e produtivas ambiciosas.

Além disso, através do investimento em modernas tecnologias de avaliação, os reprodutores e doadoras são provados dentro do próprio rebanho, com o objetivo de acelerar o progresso e os ganhos genéticos. Nós não só acreditamos nos animais que produzimos, mas também os utilizamos para montar um plantel cada vez mais eficiente e lucrativo.

A partir da implantação deste pacote tecnológico, aprimoramos as tomadas de decisões e o direcionamento dos acasalamentos otimizados. Os resultados podem ser observados na tabela abaixo, que considera as principais DEPs utilizadas como critério de seleção e apresenta ganhos genéticos maximizados, sobretudo, em comparação à média do Programa Nelore Brasil da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Para todas as características de importância econômica avaliadas, a Vera Cruz apresentou ganho genético expressivo e cumulativo a cada geração, com salto de mais de 4.000% para precocidade sexual em machos (PE365) e 385% para rendimento de carcaça (AOL). Esses ganhos são fundamentais para que os animais apresentem, não só maior potencial genético, mas também maior produtividade, eficiência e lucro para o produtor. Vale lembrar que a genética de ponta dos nossos animais não se limita ao Nelore Vera Cruz, mas também aos plantéis dos nossos clientes que utilizam dessa genética.

Os ganhos genéticos obtidos são reflexo da utilização persistente de dados de avaliação genética para tomada de decisão e resulta em expressivos ganhos genéticos e também maior retorno financeiro. Esses resultados consagram o Nelore Vera Cruz como um dos rebanhos mais bem avaliados dentro do Programa Nelore Brasil, que conta com cerca de 400 rebanhos avaliados. 

Mobirise

Evolução genética do Nelore Vera Cruz em 10 anos de seleção, dentro do Programa Nelore Brasil

Fique por dentro da Vera Cruz

Leia nossas matérias especiais