site templates free download
Mobirise

DNA AUMENTA ASSERTIVIDADE NA SELEÇÃO VERA CRUZ

Há mais de dez anos no mercado, a DEP genômica chegou na raça Nelore como uma tecnologia que permite, ao conhecer os efeitos dos genes, predizer o potencial genético dos animais antes mesmo da característica ser expressa. Além das informações dos próprios, de genealogia, das progênies e de parentes colaterais, nas predições das DEPs genômicas são incluídas informações do genótipo do animal para a estimação do seu mérito genético. A grande vantagem da genotipagem é que essa informação (o genótipo do animal) não é alterada com o passar da idade dos animais e nem sofre alteração com o ambiente. As chances são pequenas de um touro ou matriz TOP de sumário na lista de genomicamente provados, apresentar grandes alterações no seu valor genético com o passar dos anos.

Desta forma, podemos inferir se um bezerro será um reprodutor precoce, fértil e ganhador de peso, assim como se uma bezerra será uma matriz longeva, precoce e que irá desmamar bezerros pesados. Além disso, o uso da genômica aumenta a acurácia de avaliação, mesmo para animais jovens; corrige problemas de parentesco e erros de genealogia; diminui o intervalo de geração, antecipando a tomada de decisão e o retorno econômico; além de diminuir os custos com a avaliação de desempenho dos animais.

A cada ano, os criadores buscam se reinventar para acelerar a produtividade do rebanho. No mercado atual, não há tempo para erros e também se busca, cada vez mais, maior produtividade para competir com o mercado globalizado e com outras atividades agrárias. A tomada de decisão deve ser rápida e o processo de seleção genética consistente e bem direcionado. Com um programa de seleção robusto e com objetivos definidos, além de acasalamentos genéticos otimizados com o melhor do plantel, o Nelore Vera Cruz considera a genotipagem como ferramenta crucial para maior assertividade na seleção de animais jovens da safra.

Com o objetivo de garantir cada vez mais acerto na seleção dos animais, atualmente, o Nelore Vera Cruz conta com genotipagem de 100% das matrizes do rebanho com nascimento a partir de 2018 e também irá ofertar 100% dos touros genotipados em seu tradicional leilão anual a partir deste ano de 2020. Na figura 1 está apresentado o aumento do número de fêmeas genotipadas no Nelore Vera Cruz, de acordo com o ano de nascimento. Só permanecem no rebanho os animais que atendem ao alto crivo de seleção, e, desta forma, pode-se tomar decisão de descarte logo nos primeiros dias de vida do animal. Assim, o Nelore Vera Cruz inova no método de seleção.

Figura 1: Histograma do número de fêmeas genotipadas de acordo com o ano de nascimento no Nelore Vera Cruz

Mobirise

Fique por dentro da Vera Cruz

Leia nossas matérias especiais